A FONTE DA JUVENTUDE

            Ninguém quer envelhecer.

            Ninguém quer que o tempo deixe suas marcas no rosto, no corpo ou na mente.

            Todos buscam a fonte da juventude, aquela que devolverá nossos melhores anos física e psiquicamente ou, ao menos, estacionará o envelhecimento enquanto ainda temos saúde e beleza.

            Ninguém quer envelhecer, por isso há tantos produtos “milagrosos” à venda e a procura é imensa.

            Independente de todas as fórmulas para rejuvenescimento da pele, plásticas, pílulas, cremes e outras opções, reais ou ilusórias, existe um agente que pode retardar o nosso desgaste sem custo nenhum e com imensos benefícios colaterais, ou acelerar o nosso envelhecimento com danos permanentes: nossos próprios pensamentos.

            A ciência, hoje, comprova que vários padrões de pensamentos podem ser prejudiciais aos telômeros, como, por exemplo, a hostilidade, a raiva crônica e o pessimismo.

            Telômeros são as extremidades dos cromossomos – imagine o plástico que finaliza o cadarço do tênis – que protegem o material genético que está sendo transportado.

            As células se dividem e se multiplicam, regenerando os tecidos e órgãos do nosso corpo. Conforme vão se dividindo, seus telômeros vão se encurtando e quando ficam pequenos demais, as células param de se reproduzir e “envelhecem”. Dessa forma, a longitude dos telômeros é uma das principais chaves do envelhecimento.

            Os alimentos que ingerimos, nossa resposta aos desafios, a quantidade de exercícios que fazemos e diversos outros fatores interferem nos telômeros podendo prevenir os efeitos do envelhecimento, e os pensamentos podem ajudar nessa prevenção ou, ao contrário, acelerar o encurtamento dos telômeros e, consequentemente, fazer com que nosso corpo envelheça mais rapidamente.

            Portanto, quando pensamos negativamente ou ficamos repletos de hostilidade, raiva, rancor, causamos o encurtamento dos telômeros e, com isso, envelhecemos as nossas células.

            Os pensamentos positivos, pelo contrário, não aceleram esse encurtamento, permitindo que as células tenham vida mais longa.

            O perdão talvez não faça nada pela pessoa perdoada, mas faz maravilhas pela que perdoa.

            Levar a vida com mais leveza, alegria, otimismo, esperança, não é ser leviano nem imaturo, pelo contrário, é cuidar da sua saúde mental e, consequentemente, física.

            Outro motivo para perdoar, sorrir, ser mais leve, é que tudo o que pensamos ou sentimos transparece em nosso rosto e em nosso corpo. Uma pessoa carregada de pensamentos negativos, pessimismo, rancor, ressentimentos, cria marcas, no começo, quase imperceptíveis, mas depois cada vez mais profundas no rosto.

            Quantas pessoas possuem marcas de expressão na testa que só sairão com cirurgia? São momentos infinitos de preocupações, desagrados, desaprovações. E as marcas ao redor dos lábios? Marcas que fazem a boca, ainda que quieta, demonstrar irritação, tristeza ou dissabor.

            Modelos e atrizes sabem que não podem se preocupar ou alimentar emoções negativas, pois seus rostos ficarão marcados.

            Claro, qualquer emoção, ainda que positiva, também irá transparecer e também deixará suas marcas, como por exemplo, as rugas do sorriso. No entanto, esses sinais são muito mais suaves e agradáveis de se ver do que os cravados pelo mau-humor. Além do mais, rir é essencial para nossa saúde, física e mental, uma vez que um simples sorriso pode agir como uma vacina, aumentando nossa imunidade, liberando neurotransmissores, reduzindo a pressão arterial, relaxando as dores físicas e emocionais.

            Obviamente, ninguém espera se tornar uma estátua eterna. Iremos envelhecer, isso é fato. Teremos marcas, isso é fato. O que podemos fazer é escolher qual marca queremos espelhada em nosso exterior e por quanto tempo queremos preservar a beleza e a juventude, naturalmente.

            Sim, iremos envelhecer, mas quando e como depende apenas de nós. Nossa mente é nossa inesgotável e mais barata fonte da juventude.

MEUS LIVROS NAS MELHORES LIVRARIAS

, A FONTE DA JUVENTUDE   , A FONTE DA JUVENTUDE     , A FONTE DA JUVENTUDE  , A FONTE DA JUVENTUDE  , A FONTE DA JUVENTUDE  , A FONTE DA JUVENTUDE , A FONTE DA JUVENTUDE